- O Tiro com Arco será disputado em provas individuais e por equipes tanto no masculino quanto no feminino, sendo distribuídas 12 medalhas (4 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 128 (64 homens e 64 mulheres), sendo no máximo 3 arqueiros no masculino e 3 no feminino por país.
- Os arqueiros devem ter obter uma pontuação mínima, chamada MQS (Minumum Qualification Score) no período de 2 de julho de 2011 a 1º de julho de 2012 em eventos reconhecidos pela FITA (Federação Internacional de Tiro com Arco) para estarem aptos a competirem nos Jogos Olímpicos. No masculino o total é de 1230 pontos no FITA round ou 625 na distância 70 metros. No feminino o total é de 1230 pontos no FITA round ou 600 na distância 70 metros.
- Os critérios de qualificação são os mesmos para os homens e as mulheres.
- O primeiro critério de classificação é o Campeonato Mundial a ser realizado na Itália de 2 a 10 de julho de 2011. A prova por equipes classificará os oito primeiros países colocados. Cada país terá direito a uma equipe de três arqueiros. Caso o país sede (Grã-Bretanha) esteja entre eles, o nono colocado herdará a vaga. A prova individual qualificará os oito primeiros arqueiros de países que não tenham obtido a vaga na prova por equipes, limitado a um arqueiro por país.
- O segundo critério de qualificação será o campeonato continental. Países já classificados anteriormente não poderão participar. Para o continente europeu, americano e asiático estarão em disputa três vagas; para a Oceania e a África duas vagas. Cada país poderá obter somente uma vaga por este critério tanto no masculino quanto no feminino.
- O terceiro critério será o Torneio Final de Qualificação Mundial por Equipes (FTQT) a ser disputado de 18 a 24 de junho de 2012. Qualquer país que ainda não tenha classificado sua equipe poderá participar. As três primeiras equipes estarão qualificadas. Caso algum desses países qualificados já tenha obtido uma vaga individual, essa vaga será distribuída novamente no Torneiro Final de Qualificação Mundial Individual (FIQT).
- O quarto critério será o Torneio Final de Qualificação Mundial Individual a ser disputado em conjunto com o FTQT. Qualquer país que ainda não tenha classificado um arqueiro poderá participar. Os quatro primeiros colocados estarão qualificados.
- O país sede Grã-Bretanha terá direito a uma equipe masculina e a uma equipe feminina composta de três arqueiros.
- Uma comissão tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e FITA distribuirá três vagas no masculino e três no feminino.
Links:
Federação Internacional de Tiro com Arco
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Tiro com Arco
Nenhum comentário:
Postar um comentário