sábado, 16 de outubro de 2010

Triathlon - Visão Geral

O Triathlon será disputado em 2 provas (masculina e feminina) com distribuição de 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
O número de atletas previstos para Londres 2012 é de 110 sendo 55 homens e 55 mulheres.
Em todos os critérios a vaga será destinada ao país que a seu desejo poderá indicar outro triatleta ao invés do atleta que obteve a qualificação. Os critérios são os mesmos no masculino e no feminino.
O primeiro critério de classificação será cada um dos cinco campeonatos continentais de qualificação olímpica a serem disputados no período de maio de 2011 a abril de 2012. O país do triatleta vencedor de cada continente estará qualificado.
O segundo critério de qualificação será o campeonato de qualificação olímpica mundial a ser disputado em 2011. Os três primeiros colocados classificarão seus países para competir em Londres 2012. Caso um dos vencedores já tenha obtido a classificação pelo critério anterior, o quarto colocado será chamado e assim sucessivamente.
O terceiro critério de classificação será a lista de qualificação olímpica da ITU (União Internacional de Triathlon). A lista contabilizará os pontos dos campeonatos disputados entre 1º de junho de 2010 e 31 de maio de 2012. Serão contados os quatorze melhores resultados, sendo seis resultados entre 1º de junho de 2010 e 31 de maio de 2011 e oito resultados entre 1º de junho de 2011 e 31 de maio de 2012. Os trinta e nove melhores colocados classificarão seus respectivos países para Londres 2012. Os triatletas já qualificados serão excluídos da lista. Os oito melhores países poderão obter três vagas no total e os demais países estarão limitados a duas vagas, assim caso o limite já tenha sido atingido por uma nação serão classificados os próximos ranqueados. Os rankings podem ser consultados no site da ITU.
O quarto critério de qualificação é baseado na lista de pontos da ITU. O primeiro país de cada continente que ainda não tenha obtido classificação pelos critérios anteriores estará classificado. A lista também pode ser vista no link anterior. Caso não existam países que possam utilizar essas vagas elas serão preenchidas pelo próximo país classsificado no evento de qualificação olímpica do respectivo continente. Se ainda assim não for possível o preenchimento da vaga ela será feita pelo próximo país do ranking de classificação olímpica.
O país sede terá direito a uma vaga para cada prova caso não consiga a classificação pelos critérios anteriores. Se isso não acontecer a vaga será preenchida pelo próximo país do ranking de classificação olímpica.
Serão distribuídos dois convites para países que não tenham conseguido a classificação por uma Comissão Tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e ITU.
Links:
ITU - União Internacional de Triathlon
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Triathlon

Nenhum comentário:

Postar um comentário