domingo, 10 de outubro de 2010

Vôlei de Praia - Visão Geral

O Vôlei de Praia será disputado nas categorias duplas masculina e feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
O número previsto de atletas é de 96 (48 homens e 48 mulheres).
Os critérios de classificação são os mesmos para os homens e as mulheres.
O primeiro critério de qualificação é o ranking mundial estabelecido pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol) a ser divulgado no dia 18 de junho de 2012, o qual contabilizará os pontos conquistados pelas duplas no período de 1° de janeiro de 2011 a 17 de junho de 2012. Os países das dezesseis primeiras duplas estarão classificados para as Olimpíadas com o limite máximo de duas duplas. Caso algum país tenha mais de duas duplas entre as dezesseis melhores, os países seguintes no ranking estarão qualificados. A vaga é do país que poderá indicar qualquer dupla que esteja entre as seis melhores da respectiva nação.
O segundo critério de qualificação serão as cinco Copas Continentais de Vôlei de Praia (CBVC) a serem disputadas entre 1° de junho de 2010 e 24 de junho de 2012 em cada continente. O país campeão de cada copa estará qualificado. Cada confederação continental escolherá o modelo de disputa que deverá seguir o modelo de regionalização (sub zonal, zonal e continental). Na etapa final os países já classificados com duas duplas pelo ranking disputarão uma chave em separado.
O terceiro critério de qualificação será uma Copa do Mundo de Qualificação Olímpica com os dois melhores países de cada CBVC que não tenham conquistados duas vagas para Londres 2012. Será disputada de 25 de junho a 1° de julho de 2012. Os dois primeiros colocados estarão qualificados.
O país sede Grã-Bretanha terá direito a uma dupla no masculino e outra no feminino.

Links:
Federação Internacional de Voleibol
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Voleibol

Nenhum comentário:

Postar um comentário