sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Atletismo - Visão Geral

- O Atletismo será disputado em 47 provas (24 masculinas e 23 femininas), sendo distribuídas 141 medalhas (47 de ouro, 47 de prata e 47 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 2000 entre homens e mulheres.
- O critério único de qualificação é atingir os índices a serem divulgados em abril de 2011 pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo) para cada prova. Serão publicados índices A, mais difíceis, e índices B.
- Para cada prova individual um país poderá qualificar até 3 atletas, desde que todos tenham alcançado o índice A. Caso mais de 3 atletas alcancem o índice A numa mesma prova, o país poderá escolher quais atletas irão às Olimpíadas nesta prova. Poderá ser definido também um atleta reserva, desde de que o mesmo tenha atingido o índice A para a respectiva prova.
- Se nenhum atleta de um país atingir o índice A para determinada prova, mas alcançar o índice B, o país poderá ser representado por um único atleta que tenha alcançado o índice B nesta prova. Caso mais de 1 atleta alcance o índice B, o país poderá escolher qual atleta levará às Olimpíadas nesta prova. Poderá ser definido também um atleta reserva, desde de que o mesmo tenha atingido o índice B para a respectiva prova.
- Para as provas de maratona, marcha atlética, decatlo, heptatlo e 10000 metros rasos, o período de classificação inicia em 1° de janeiro de 2011 e termina em 8 de julho de 2012.
- Para as provas de revezamento, o período de classificação começa em 1° de janeiro de 2011 e finaliza em 2 de julho de 2012.
- Para as demais provas, o período de classificação inicia em 1° de maio de 2011 e finaliza em 8 de julho de 2012.
- Os índices devem ser obtidos em competições organizadas ou autorizadas pela IAAF, Confederações Continentais ou Federações Nacionais.
- A IAAF divulgou uma lista com as competições que serão válidas para obtenção dos índices para as provas de maratona e marcha atlética. Os vinte melhores colocados nas maratonas masculina e feminina do Campeonato Mundial de Atletismo de 2011 serão considerados como tendo obtido o índice A. O mesmo critério será aplicado para os dez melhores atletas em cada maratona da série ouro da IAAF durante o período de qualificação em 2011 e 2012.
- Para cada prova de revezamento serão classificados os dezesseis melhores países ranqueados, baseado na soma dos dois melhores tempos alcançados no período de qualificação. Só serão considerados resultados obtidos em torneios que tenham a participação de três nações diferentes. A lista final será divulgada no dia 3 de julho de 2012. A equipe de revezamento poderá ser composta de até seis atletas. Caso o país tenha classificado atletas na respectiva prova individual, estes atletas, obrigatoriamente, deverão estar incluídos na equipe, inclusive o atleta reserva, se for o caso.
- Os países que não tenham classificado nenhum atleta masculino ou feminino em todas as provas poderão solicitar a inscrição de um homem ou de uma mulher, conforme o caso, em qualquer prova, a menos das provas de decatlo, heptatlo, 10000 metros rasos e 3000 metros com obstáculos. Essa solicitação deverá ser feita até o dia 15 de junho de 2012. Estas inscrições serão analisadas pelos delegados técnicos da IAAF que confirmarão ou não a inscrição de acordo como o nível técnico dos atletas.

Links:
Associação Internacional das Federações de Atletismo
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Atletismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário