- A Esgrima será disputada em 10 provas (5 masculinas e 5 femininas), sendo distribuídas 30 medalhas (10 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze).
- O número previsto de esgrimistas é de 212 (102 homens e 102 mulheres, mais 8 atletas do país sede sem distinção de sexo).
- Para as disputas por equipes (Florete e Sabre Masculino; Espada e Florete feminino) os critérios de classificação são os seguintes. Os quatro primeiros colocados no ranking oficial da FIE (Federação Internacional de Esgrima) por equipes em cada prova estarão classificados. O primeiro representante de cada zona (África, América, Ásia/Oceania e Europa) no ranking da FIE por equipes entre a quinta e décima sexta colocação estarão classificados. Caso alguma zona não tenha nenhum país classificado nesta faixa, o melhor país ranqueado ainda não classificado, independente da zona, ficará com a vaga. A Grã-Bretanha poderá ter uma equipe caso atinja o número de três esgrimistas em cada arma entre as vagas reservadas e as conquistadas.
- Para as disputas individuais das armas que possuem prova por equipes (Florete e Sabre Masculino; Espada e Florete feminino) os critérios de qualificação são os seguintes. Cada país poderá ter no máximo 3 atletas em cada prova. Todos os esgrimistas que estejam classificados para a prova por equipes estarão qualificados para prova individual da respectiva arma. O segundo critério é o ranking individual da FIE para cada arma. Para as zonas América, Ásia/Oceania e Europa os dois primeiros ranqueados terão direito a vaga, limitado a uma por país. No caso da zona africana somente o primeiro ranqueado terá direito a vaga. A terceira forma de qualificação serão os torneios pré-olímpicos disputadas em cada zona. Na Europa duas vagas serão distribuídas, limitadas a uma por país, nas outras zonas somente uma. Somente poderão participar dos pré-olímpicos países ainda não classificados na respectiva arma.
- Para as disputas individuais das armas que não possuem prova por equipes (Espada Masculina; Sabre feminino) os critérios de qualificação são os seguintes. Cada país poderá ter no máximo 2 atletas em cada prova. O primeiro critério é o ranking individual da FIE para cada arma, os doze primeiros ranqueados estarão classificados. A segunda forma também será pelo ranking individual da FEI. Os dois primeiros ranqueados de cada uma das zonas África, América, Ásia/Oceania e Europa terão direito a duas vagas limitadas a uma por país. O terceiro critério de qualificação serão os torneios pré-olímpicos disputadas em cada zona. Na Europa quatro vagas serão distribuídas, na Ásia/Oceania três, na América duas e na África uma, limitadas a uma por país. Somente poderão participar dos pré-olímpicos países ainda não classificados na respectiva arma.
- O ranking oficial da FIE pode ser verificado neste link. O ranking a ser utilizado para definição dos classificados será o divulgado no dia 31 de março de 2012. Os torneios pré-olímpicos serão disputados de 15 de abril a 5 de maio de 2012.
- O país sede Grã-Bretanha terá direito a oito vagas que poderá distribuir entre qualquer arma. A Grã-Bretanha poderá classificar esgrimistas adicionais pelos critérios normais de qualificação, observando o limite de atletas por prova.
- Caso exista alguma vaga não preenchida por qualquer critério, uma comissão tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e FIE poderá convidar algum país que ainda não possua esgrimistas qualificados.
Links:
Federação Internacional de Esgrima
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Esgrima
Nenhum comentário:
Postar um comentário