domingo, 17 de abril de 2011

Tênis de Mesa - Visão Geral

- O Tênis de Mesa será disputado em 4 provas (2 masculinas e 2 femininas), sendo distribuídas 12 medalhas (4 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze). O número previsto de mesatenistas é de 168 (86 homens e 86 mulheres). O número máximo de atletas por país é de 3 no masculino e 3 no feminino, sendo no máximo 2 nas disputas individuais.

- Para as provas individuais masculina e feminina os critérios de classificação são explicados abaixo.
- A primeira forma de qualificação será o ranking mundial da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) divulgado após o Campeonato Mundial de 2011 em Roterdã na Holanda. Estarão classificados os vinte e oito primeiros, limitados a dois por país em cada sexo.
- O segundo critério de classificação será os campeonatos continentais a serem disputados entre 1° de junho de 2011 e 22 de abril de 2012. Cada campeonato qualificará um número determinado de mesatenistas (África - 6,  América do Norte - 3, América Latina - 6, Ásia - 11, Europa - 11 e Oceania - 3), totalizando quarenta para cada sexo. O limite de atletas classificados por país levando em conta também o critério anterior não pode ultrapassar três para cada sexo, contudo somente dois atletas poderão participar das competições na categoria individual, o terceiro atleta será utilizado somente na prova por equipes.
- O terceiro critério de qualificação será o torneio Pré-Olímpico Mundial a ser disputado em maio de 2012. A princípio serão distribuídas 2 vagas para cada sexo. Este número pode aumentar se algumas das quatorze vagas destinadas a complementar as equipes não forem utilizadas e se as vagas definidas pelo segundo critério não tiverem sido preenchidas. Cada país poderá entrar com o número de mesatenistas que ainda pode classificar em cada sexo.
- O país sede Grã-Bretanha terá direito a uma vaga para cada prova individual. Mesatenistas adicionais poderão obter qualificação pelos critérios anteriores.
- Uma vaga para cada prova individual será destinada para convite dos países ainda não classificados. Uma comissão tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e ITTF escolherá dentro dos seus critérios, o país a ser convidado.

- As provas por equipe masculina e feminina terão a participação de 16 equipes em cada uma. Os critérios de classificação são explicados abaixo.
- A primeira forma de qualificação será a posição no Campeonato Mundial por equipes de 2012. Para cada continente (África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania) o melhor país ranqueado no Campeonato Mundial que já tenha três mesatenistas classificados obterá a vaga. Caso algum continente não tenha nenhum país com três atletas classificados, será qualificado o melhor país ranqueado daquele continente que já tenha dois mesatenistas classificados, neste caso um terceiro atleta do país obterá a vaga automaticamente. Caso algum continente não tenha nenhum país com dois atletas classificados, será qualificado o melhor país ranqueado daquele continente que já tenha um mesatenista classificado, neste caso dois atletas do país obterão a vaga automaticamente.
- O país sede Grã-Bretanha terá direito a uma vaga para cada prova por equipe. Caso a Grã-Bretanha não tenha obtido a vaga da Europa pelo critério anterior terá direito a participar da prova por equipes. Caso não tenha qualificado três tenistas, a Grã-Bretanha terá direito a dois atletas adicionais para completar a equipe em cada sexo.
- As nove ou dez vagas restantes serão preenchidas nos seguintes princípios. Caso existam países com três mesatenistas já qualificados antes do Pré-Olímpico Mundial, cada um desses países poderá entrar com uma equipe, desde que o número de países não seja superior as vagas disponíveis (9 ou 10). Caso haja mais países que vagas, a posição no Campeonato Mundial por equipes de 2012 será considerada.
- Se ainda existirem vagas restantes, o mesmo critério será utilizado após a realização do Pré-Olímpico Mundial. Se mesmo assim todas as vagas não forem preenchidas, será aplicado o mesmo critério para os países que possuírem dois mesatenistas classificados, neste caso este país terá direito a um atleta adicional para completar a equipe.

Links:
Federação Internacional de Tênis de Mesa
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário