quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tênis - Visão Geral

- O Tênis será disputado em 5 provas (2 masculinas - simples e duplas, 2 femininas - simples e duplas, e 1 mista - duplas), sendo distribuídas 15 medalhas (5 de ouro, 5 de prata e 5 de bronze).
- O número previsto de tenistas é de 172 (86 homens e 86 mulheres).
- Cada país poderá classificar no máximo 6 homens e 6 mulheres, sendo no máximo quatro tenistas em cada evento de simples e duas duplas para cada evento de duplas.

- Para os eventos de simples, o primeiro critério de qualificação é o ranking mundial da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) para os tenistas e da WTA (Associação de Tenistas femininas) para as tenistas. Os rankings a serem utilizados serão os divulgados no dia 11 de junho de 2012, contabilizando os resultados das cinquenta e duas semanas anteriores. Por esse critério estarão classificados os cinquenta e seis melhores tenistas em cada ranking de simples, com o máximo de quatro por país.
- A segunda forma de qualificação será através da escolha pela ITF (Federação Internacional de Tênis) de seis tenistas no masculino e seis no feminino levando em conta o ranking mundial, a representação do país no evento de tênis, número de jogadores e localização geográfica.
- Uma comissão tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e ITF distribuirá dois convites para a chave masculina e dois para a chave feminina.

-Para os eventos de duplas masculinas e femininas, o primeiro critério de qualificação é o ranking mundial de duplas da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) para os tenistas e da WTA (Associação de Tenistas femininas) para as tenistas. Os rankings a serem utilizados serão os divulgados no dia 11 de junho de 2012, contabilizando os resultados das cinquenta e duas semanas anteriores. Por esse critério estarão classificados os dez primeiros tenistas de cada ranking, desde que seu parceiro de duplas do mesmo país tenha uma relevante posição no ranking mundial de simples ou duplas e a escolha não faça exceder o limite de seis tenistas por país. Outras quatorze vagas serão destinadas aos melhores colocados no ranking de simples e duplas conforme solicitação de cada país. O número de duplas em cada evento não poderá ser superior a dois.
- A segunda forma de qualificação será através da escolha pela ITF (Federação Internacional de Tênis) de oito duplas no masculino e oito no feminino levando em conta o ranking mundial, a representação do país no evento de tênis, número de jogadores e localização geográfica.

- Para o evento de duplas mistas não haverá qualificação direta. Os países poderão escolher entre os tenistas já qualificados para os eventos de simples e duplas, aqueles que desejem participar também das duplas mistas. O número máximo de duplas mistas será de duas por país. Cada país deverá solicitar a ITF a participação no evento. A ITF escolherá as duplas levando em conta o ranking mundial e a localização geográfica.

- Os rankings podem ser acessados no site da ATP e no site WTA.
- O país sede Grã-Bretanha não terá nenhuma vaga previamente reservada.

Links:
Federação Internacional de Tênis
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Tênis

Nenhum comentário:

Postar um comentário