- As Lutas Olímpicas serão disputadas em 18 provas (14 masculinas e 4 femininas), sendo distribuídas 72 medalhas (18 de ouro, 18 de prata e 36 de bronze).
- O número previsto de lutadores é de 344 (266 homens, 72 mulheres e mais 6 convites a serem distribuídos independentes do sexo).
- As categorias em disputa nas Olimpíadas de Londres 2012 são: Estilo Greco-Romano masculino (55 kg, 60 kg, 66 kg, 74 kg, 84 kg, 96 kg e 120 kg), Estilo Livre feminino (48 kg, 55 kg, 63 kg, 72 kg) e Estilo Livre masculino (55 kg, 60 kg, 66 kg, 74 kg, 84 kg, 96 kg e 120 kg).
- Somente um lutador de cada país em cada categoria poderá se qualificar. A vaga será sempre do país que poderá indicar outro lutador para participar na mesma categoria.
- O primeiro critério de classificação foi o Campeonato Mundial de Lutas 2011 da FILA (Federação Internacional Lutas Associadas), disputado na Turquia, de 12 a 18 de setembro. Os seis primeiros colocados de cada categoria qualificaram-se para os próximos Jogos Olímpicos, somando 108 vagas atribuídas.
- A segunda forma de qualificação serão os quatro Torneios Qualificatórios Continentais (América, Ásia, Europa e África/Oceania) a serem realizados entre março e abril de 2012. Os dois primeiros colocados de cada categoria estarão classificados para Londres 2012, somando mais 36 vagas. Somente poderão participar países que ainda não obtiveram a classificação nas respectivas categorias.
- O terceiro critério de classificação será o Primeiro Torneio de Qualificação Internacional a ser realizado na China entre 25 e 29 de abril de 2012. Os três primeiros colocados de cada categoria masculina e as duas melhores classificadas de cada categoria feminina estarão qualificados para as próximas Olimpíadas, somando mais 50 atletas. Somente poderão participar países que ainda não obtiveram a classificação anteriormente, nas respectivas categorias.
- A quarta forma de classificação será o Segundo Torneio de Qualificação Internacional a ser realizado na Finlândia entre 2 e 6 de maio de 2012. Os dois primeiros colocados de cada categoria estarão qualificados para as próximas Olimpíadas, somando mais 50 atletas. Somente poderão participar países que ainda não obtiveram a classificação anteriormente, nas respectivas categorias.
- O país sede Grã-Bretanha terá direito a três vagas a ser utilizada em três diferentes categorias. Para cada vaga que a Grã-Bretanha venha a obter pelos critérios anteriores, uma das três vagas reservadas será disponibilizada para a Comissão Tríplice distribuir convite, conforme explicado abaixo.
- Uma comissão tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e FILA distribuirá de três a seis vagas entre todas as categorias, sendo no máximo um convite por categoria, para países que ainda não tenham se classificado, de preferência.
Links:
Federação Internacional de Lutas Associadas
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Lutas Associadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário