- O Badminton será disputado em 5 provas (Simples masculino, Simples feminino, Duplas masculinas, Duplas femininas e Duplas mistas) com distribuição de 15 medalhas (5 de ouro, 5 de prata e 5 de bronze).
- A qualificação será feita pelo ranking de cada prova da BWF (Federação Mundial de Badminton) do dia 3 de maio de 2012, o qual levará em conta os pontos conquistados no período de 2 maio de 2011 a 29 de abril de 2012.
- Os rankings podem ser consultados em Rankings BWF.
- O número de atletas previstos para Londres 2012 é de 172 sendo 86 homens e 86 mulheres.
- Cada país poderá ter no máximo 18 atletas classificados, sendo 9 homens e 9 mulheres, de acordo com os critérios abaixo.
- Nas provas de duplas o limite é de 16 duplas. Os países com mais de uma dupla entre as 8 primeiras posições do ranking terão direito a duas duplas. Os demais países terão direito a uma dupla até atingir o limite de 16 duplas. Caso algum dos cinco continentes não tenham representantes pelo critério anterior e possuam uma dupla acima da posição 50 do ranking, essas duplas terão direito à vaga no lugar das últimas classificadas.
- Nas provas de simples o limite é de 35 atletas. Os países com mais de três atletas entre as 4 primeiras posições do ranking terão direito a três atletas. Os países com mais de dois atletas entre as 16 primeiras posições do ranking terão direito a dois atletas. Os demais países terão direito a um atleta até atingir o limite de 35 atletas. Caso algum dos cinco continentes não tenham representantes pelo critério anterior, o melhor atleta ranqueado de cada continente terá direito à vaga no lugar dos últimos classificados.
- O país sede terá direito a duas vagas caso não as tenha obtido pelos critérios anteriores.
- Serão distribuídos três convites para a prova de simples masculina e três convites para a prova de simples feminina por uma Comissão Tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e BWF.
- Caso algum atleta se classifique para mais de uma prova ao mesmo tempo, uma vaga será aberta para a prova de simples e será preenchida pelo critério do ranking.
Links:
BWF - Federação Mundial de Badminton
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Badminton
Nenhum comentário:
Postar um comentário