- O Levantamento de Peso será disputado em 15 provas (8 masculinas e 7 femininas), sendo distribuídas 45 medalhas (15 de ouro, 15 de prata e 15 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 260 (156 homens e 104 mulheres).
- Para os homens o primeiro critério de qualificação será composto pelo somatório de pontos por país nos Campeonatos Mundiais de 2010 (Turquia Setembro/10) e 2011 (França Novembro/11). Os seis primeiros países classificados terão direito a seis vagas; da 7ª a 12ª posição cinco vagas; da 13ª a 18ª posição quatro vagas; e da 19ª a 24ª posição três vagas. O país poderá escolher em quais categorias utilizará as vagas obtidas.
- Os países não classificados poderão participar de um pré-olímpico em seu respectivo continente entre janeiro e maio de 2012. O critério será o somatório de pontos por país. Cada país poderá obter somente uma vaga. Na África, os cinco primeiros colocados; na Ásia, os sete primeiros; na Europa, os sete primeiros; na América, os sete primeiros; e na Oceania, os cinco primeiros. O país poderá escolher em qual categoria utilizará a vaga obtida.
- O terceiro critério será o ranking de qualificação olímpica feito pela IWF (Federação Internacional de Levantamento de Peso) do dia 31 de maio de 2012. Serão escolhidos até oito atletas entre os mais bem classificados de todas as categorias, cujo país ainda não tenha obtido classificação pelos critérios anteriores. Os atletas devem estar ranqueados até a 15ª posição de cada categoria. Cada país estará limitado a uma vaga por esse critério, caso um país tenha mais de um atleta apto deverá escolher um entre eles. A vaga será do atleta não podendo o país substituí-lo por outro.
- Para as mulheres o primeiro critério de qualificação será composto pelo somatório de pontos por país nos Campeonatos Mundiais de 2010 (Turquia Setembro/10) e 2011 (França Novembro/11). Os noves primeiros países classificados terão direito a quatro vagas; da 10ª a 16ª posição três vagas; e da 17ª a 21ª posição duas vagas. O país poderá escolher em quais categorias utilizará as vagas obtidas.
- Os países não classificados poderão participar de um pré-olímpico em seu respectivo continente entre janeiro e maio de 2012. O critério será o somatório de pontos por país. Cada país poderá obter somente uma vaga. Na África, os quatro primeiros colocadas; na Ásia, os seis primeiros; na Europa, os seis primeiros; na América, os quatro primeiros; e na Oceania, os quatro primeiros. O país poderá escolher em qual categoria utilizará a vaga obtida.
- O terceiro critério será o ranking de qualificação olímpica feito pela IWF no dia 31 de maio de 2012. Serão escolhidos até sete atletas entre as mais bem classificadas de todas as categorias, cujo país ainda não tenha obtido classificação pelos critérios anteriores. As atletas devem estar ranqueados até a 10ª posição de cada categoria. Cada país estará limitado a uma vaga por esse critério, caso um país tenha mais de uma atleta apta deverá escolher uma entre elas. A vaga será da atleta não podendo o país substituí-la por outra.
- O ranking de qualificação olímpica da IWF contará pontos obtidos nos Grand Prix dos anos de 2010, 2011 e 2012; Copas do Mundo de 2010, 2011 e 2012; Campeonatos Mundiais de 2010 e 2011; Campeonato Mundial Júnior de 2011; e Pré-Olímpicos Continentais de 2012.
- O país sede Grã-Bretanha terá direito a três vagas no masculino e duas vagas no feminino.
- Uma comissão tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e IWF distribuirá seis vagas no masculino e quatro no feminino.
Links:
Federação Internacional de Levantamento de Peso
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Levantamento de Peso
Nenhum comentário:
Postar um comentário