terça-feira, 27 de julho de 2010

Judô - Visão Geral

- O Judô será disputado em 14 provas (7 masculinas e 7 femininas), sendo distribuídas 56 medalhas (14 de ouro, 14 de prata e 28 de bronze).
- O número previsto de judocas é de 386 (221 homens e 145 mulheres, mais 20 atletas a serem convidados sem distinção de sexo).
- O primeiro critério de qualificação é o ranking mundial da IJF (Federação Internacional de Judô) a ser divulgado em 1º maio de 2012. Através da lista serão selecionados os primeiros vinte e dois colocados em cada categoria no masculino e as primeiras quatorze colocadas no feminino.
- O ranking pode ser verificado nesse post.
- Cada país poderá ter apenas um judoca classificado em cada prova. Caso existam mais de um judoca por país nas primeiras colocações do ranking, o país escolherá entre eles qual participará das Olimpíadas. Nesse caso será selecionado o próximo judoca do ranking da IJF de um país que ainda não tenha obtido a classificação. Esse processo será repetido até que seja alcançado o limite de vinte de dois judocas no masculino e quatorze no feminino, perfazendo o total de 154 homens e 98 mulheres.
- O segundo critério de qualificação também será baseado no ranking. Para cada continente será criada uma lista única com os judocas ainda não classificados de todas as categorias masculinas e femininas com as respectivas pontuações. A partir desta lista será selecionado o melhor colocado de cada país até atingir a cota de cada continente, sendo no máximo dois por categoria. O limite de atletas por continente é variado (África - 14 homens e 10 mulheres, América - 13 homens e 8 mulheres, Ásia - 12 homens e 8 mulheres, Europa - 14 homens e 11 mulheres, Oceania - 7 homens e 3 mulheres), perfazendo o total de 100 atletas.
- O país sede Grã-Bretanha terá direito a uma vaga em cada categoria tanto no masculino quanto no feminino, totalizando quatorze vagas.
- Uma comissão tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e IJF distribuirá vinte vagas entre todas as categorias.
Links:
Federação Internacional de Judô
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário