- O Ciclismo Mountain Bike (MTB) será disputado em 2 provas Cross-country (Masculina e Feminina), sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 80 (50 homens e 30 mulheres).
- O número máximo de atletas por país é de 5 ciclistas, sendo três no masculino e dois no feminino.
- O primeiro critério de qualificação é o Ranking por Nações da UCI (União Ciclística Internacional) que soma os pontos da temporada 2010/2011 (23/05/2010 a 22/05/2011) e 2011/2012 (23/05/2011 a 22/05/2012).
- Na prova masculina os países que terminarem nas cinco primeiras colocações terão direito a 3 vagas, os que finalizarem entre a sexta e décima terceira posição terão direito a 2 vagas e os que terminarem entre a décima quarta e vigésima quarta colocação ganharão 1 vaga.
- Na prova feminina os países que finalizarem nas oito primeiras posições terão direito a 2 vagas e os que terminarem entre a nona e décima oitava colocação terão direito a 1 vaga.
- O segundo critério de qualificação serão os Campeonatos Continentais de 2011. Cada continente, exceto a Europa, classificará os dois primeiros colocados individuais no masculino e a primeira colocada individual no feminino de cada competição. Somente poderão se classificar através desse critério países que não venham a obter a classificação pelo primeiro critério, nesse caso o próximo país do continente obterá a vaga.
- Os países que não obtiverem classificação poderão solicitar convites junto a Comissão Tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e UCI. Os convites só estarão disponíveis caso os países classificados desistam da participação.
- O país sede Grã-Bretanha não terá nenhuma vaga reservada.
Links:
União Ciclística Internacional
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Ciclismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário