- O Ciclismo Estrada será disputado em 4 provas (Estrada individual e contra relógio tanto no masculino quanto no feminino), sendo distribuídas 12 medalhas (4 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 212 (145 homens e 67 mulheres).
- O número máximo de atletas por país é de 9 ciclistas, sendo cinco homens (incluindo dois para a prova contra o relógio) e quatro mulheres (incluindo duas para a prova contra o relógio).
- Todas as vagas são do país e não do atleta que a conquistou. Dessa forma o país pode indicar outra ciclista diferente do que ganhou a vaga.
- Na prova individual masculina o primeiro critério de classificação são os rankings de nações da UCI (União Ciclística Internacional) a serem finalizados em 16 de outubro de 2011 contabilizando provas realizadas de outubro de 2010 a outubro de 2011.
- Pelo ranking mundial de nações os dez primeiros países qualificarão cinco atletas. Os países ranqueados de décimo primeiro a décimo quinto qualificarão quatro ciclistas. Os países que tenham pelo menos um ciclista ranqueado individualmente e não tenham obtido qualificação por este critério ou pelos critérios abaixo terão direito a uma vaga, sendo essas vagas transferidas dos quinze primeiros países ranqueados na ordem reversa do ranking de nações limitado a uma por país.
- Os países classificados pelo ranking mundial não poderão obter classificação pelos rankings continentais.
- Pelo ranking do continente africano de nações o primeiro colocado qualificará três atletas. O país ranqueado em segundo qualificará dois ciclistas. Os países que tenham pelo menos um ciclista ranqueado individualmente nas cinco primeiras posições e não tenham obtido qualificação por este critério ou pelos critérios abaixo terão direito a uma vaga, sendo essas vagas transferidas dos dois primeiros países ranqueados na ordem reversa do ranking de nações limitado a uma por país.
- Pelo ranking do continente americano de nações os três primeiros países qualificarão três atletas. Os países ranqueados de quarto a sexto qualificarão dois ciclistas. Os países que tenham pelo menos um ciclista ranqueado individualmente nas vinte primeiras posições e não tenham obtido qualificação por este critério ou pelos critérios abaixo terão direito a uma vaga, sendo essas vagas transferidas dos seis primeiros países ranqueados na ordem reversa do ranking de nações limitado a uma por país.
- Pelo ranking do continente asiático de nações o primeiro país qualificará três atletas. Os países ranqueados de segundo a quarto qualificarão dois ciclistas. Os países que tenham pelo menos um ciclista ranqueado individualmente nas dez primeiras posições e não tenham obtido qualificação por este critério ou pelos critérios abaixo terão direito a uma vaga, sendo essas vagas transferidas dos quatro primeiros países ranqueados na ordem reversa do ranking de nações limitado a uma por país.
- Pelo ranking do continente europeu de nações os seis primeiros países qualificarão três atletas. Os países ranqueados de sétimo a décimo sexto qualificarão dois cliclistas. Os países que tenham pelo menos um ciclista ranqueado individualmente nas duzentas primeiras posições e não tenham obtido qualificação por este critério ou pelos critérios abaixo terão direito a uma vaga, sendo essas vagas transferidas dos dezesseis primeiros países ranqueados na ordem reversa do ranking de nações limitado a uma por país.
- Pelo ranking do continente da Oceania de nações o primeiro país qualificará dois atletas. Os países que tenham pelo menos um ciclista ranqueado individualmente nas três primeiras posições e não tenham obtido qualificação por este critério ou pelos critérios abaixo terão direito a uma vaga, sendo essas vagas transferidas do primeiro país ranqueado na ordem reversa do ranking de nações limitado a uma por país.
- O segundo critério de qualificação são os campeonatos continentais da África, América e Ásia. Os dois primeiros colocados no ranking de nações de cada campeonato terão direito a uma vaga. Os países já classificados não poderão obter novas vagas por esse critério.
- Na prova individual feminina o primeiro critério de classificação é o ranking de nações da UCI (União Ciclística Internacional) a ser finalizado em 31 de maio de 2012. Os cinco primeiros países classificarão quatro ciclistas. Os países ranqueados de sexto a décimo terceiro qualificarão três atletas. Os países ranqueados de décimo quarto a vigésimo terceiro dois ciclistas. Os países que tenham pelo menos uma ciclista ranqueada individualmente nas cem primeiras colocações e não tenham obtido qualificação por este critério ou pelos critérios abaixo terão direito a uma vaga, sendo essas vagas transferidas dos vinte e três países ranqueados na ordem reversa do ranking de nações limitado a uma por país.
- O segundo critério de qualificação são os campeonatos continentais da África, América e Ásia. O primeiro colocado no ranking de nações de cada campeonato terá direito a uma vaga. Os países já classificados não poderão obter novas vagas por esse critério.
- Na prova de contra relógio masculina somente poderão participar os ciclistas já classificados para a prova individual. A escolha dos países se dará de duas formas. A primeira será pela posição nos rankings. A lista constará dos quinze países classificados pelo ranking mundial, do primeiro colocado do ranking africano, dos quatro primeiros classificados do ranking americano, dos dois primeiros colocados do ranking asiático, dos sete primeiros classificados do ranking europeu e do primeiro colocado do ranking da Oceania. A segunda forma será pela classificação da prova de contra relógio do Campeonato Mundial de 2011. Os dez primeiros colocados terão direito a uma vaga, caso algum país tenha mais de um ciclista entre os dez primeiros colocados, o próximo colocado na prova será qualificado.
- Na prova de contra relógio feminina somente poderão participar as ciclistas já classificadas para a prova individual. A escolha dos países se dará de duas formas. A primeira será pela posição nos rankings. A lista constará dos quinze países classificados pelo ranking mundial. A segunda forma será pela classificação da prova de contra relógio do Campeonato Mundial de 2011. Os dez primeiros colocados terão direito a uma vaga, caso algum país tenha mais de uma ciclista entre as dez primeiras colocadas, o próximo colocado na prova será qualificado.
- Os países que não obtiverem classificação poderão solicitar convites junto a Comissão Tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e UCI. Os convites só estarão disponíveis caso os países classificados desistam da participação.
- O país sede Grã-Bretanha não terá nenhuma vaga reservada.
Links:
União Ciclística Internacional
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Ciclismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário