- A modalidade saltos ornamentais será disputada em oito provas, sendo distribuídas 24 medalhas (8 de ouro, 8 de prata e 8 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 136 (68 homens e 68 mulheres).
- Cada país poderá participar com dezesseis saltadores, oito homens e oito mulheres, sendo no máximo dois por prova.
- Nas provas de saltos ornamentais sincronizados o primeiro critério de qualificação será o Campeonato Mundial da FINA 2011 em Shangai na China de 16 a 24 de julho. Os três primeiros colocados em cada prova de trampolim e plataforma tanto masculina quanto feminina estarão qualificados para Londres 2012.
- A segunda forma de classificação ocorrerá na 18ª edição da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais em Londres na Grã-Bretanha de 20 a 26 de fevereiro de 2012. Os quatros primeiros colocados ainda não classificados ficaram com as vagas.
- O país sede Grã-Bretanha terá direito a uma vaga nas quatro provas.
- Nas provas de saltos ornamentais individuais a primeira chance de qualificação será o Campeonato Mundial da FINA 2011 em Shangai na China de 16 a 24 de julho. Os doze primeiros colocados em cada prova de trampolim e plataforma tanto masculina quanto feminina estarão qualificados para Londres 2012.
- O segundo critério de qualificação será os Campeonatos Continentais a serem disputados em 2011 ou 2012 desde que anteriores a 18ª edição da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais. Os vencedores de cada prova estarão qualificados.
- A terceira forma de classificação ocorrerá na 18ª edição da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais em Londres na Grã-Bretanha de 20 a 26 de fevereiro de 2012. Dentre os dezoito primeiros colocados aqueles que ainda não tenham classificação ficaram com as vagas, limitadas a duas por país e por prova.
- Caso o total de saltadores em cada prova não tenha atingido o limite de 34, será disputado um dia extra de provas durante a Copa do Mundo para preencher as vagas restantes.
- Não haverá distribuição de convites para nenhuma prova.
Links:
Federação Internacional de Natação
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos
Nenhum comentário:
Postar um comentário