domingo, 14 de agosto de 2011

Canoagem Velocidade - Visão Geral

- A Canoagem Velocidade será disputada em 12 provas (8 masculinas e 4 femininas), sendo distribuídas 36 medalhas (12 de ouro, 12 de prata e 12 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 246 (158 homens e 88 mulheres), mais dois convites serão distribuídos entre os canoístas das provas de velocidade e slalom.
- O número máximo de atletas por país é de 18 canoístas (12 homens e 6 mulheres), sendo oito homens no caiaque, quatro na canoa e seis mulheres no caiaque, limitado a um barco por prova.
- A qualificação será sempre do país, que poderá escolher qualquer atleta para representá-lo.
- Um mesmo canoísta poderá participar de mais de uma prova desde que consiga a qualificação nas respectivas provas. Contudo a vaga conquistada será uma, independente da quantidade de provas. Caso isso ocorra, as vagas remanescentes serão preenchidas pelos próximos colocados na prova do barco de menor capacidade no próprio evento.
- Caso os mesmos atletas de um barco consigam classificação em distâncias diferentes, as vagas serão atribuídas na prova de distância maior. As vagas remanescentes serão alocadas aos próximos colocados na prova de distância menor.
As provas contidas no programa olímpico de Londres 2012 são no masculino: Canoa Individual 200 metros, Canoa Individual 1000 metros, Canoa Dupla 1000 metros, Caiaque Individual 200 metros, Caiaque Individual 1000 metros, Caiaque Duplo 200 metros, Caiaque 1000 metros e Caiaque Quádruplo 1000 metros; e no feminino: Caiaque Individual 200 metros, Caiaque Individual 500 metros, Caiaque Duplo 500 metros e Caiaque Quádruplo 500 metros.
- O primeiro critério de qualificação é o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade 2011 a ser disputado de 18 a 21 de agosto, organizado pela ICF (Federação Internacional de Canoagem). Cada prova qualificará um número de barcos e canoístas para Londres 2012. Para cada prova de K1 serão distribuídas 8 vagas, nas provas de K2 6 vagas, nas provas de K4 10 vagas, nas provas de C1 e C2 7 vagas.
- A segunda forma de classificação serão as regatas de qualificações continentais a serem disputadas depois do Campeonato Mundial. Nas provas de K1 e C1, a Europa terá direito a 2 vagas e os outros continentes 1 vaga. Na prova de C2, todos os continentes terão asseguradas 2 vagas. Nas provas de K2, a Europa terá direito a 2 vagas e os três continentes, excluindo a Europa, com os melhores países qualificados nas respectivas provas no Mundial, terão também asseguradas 2 vagas.
- As provas de K4 terão a qualificação disputada somente no Mundial. Os dez melhores países estarão classificados, desde que existam representantes de três continentes diferentes em cada prova. Caso não existam representantes dos três continentes, o décimo, e se for necessário o nono, colocados em cada prova serão substituídos pelos melhores países ranqueados de continentes ainda não classificados.
- Nas regatas continentais um país poderá classificar um barco de cada tipo em apenas uma distância. Caso classifique em duas distâncias, a vaga será atribuída na distância mais longa e a vaga remanescente na distância mais curta será preenchida pelo próximo classificado.
- Caso um país consiga qualificação nas provas de C1 e C2 1000 metros nas regatas continentais poderá levar somente dois canoístas para ambas as provas. A vaga adicional será destinada ao próximo colocado ainda não classificado na prova C1 1000 metros.
- O país sede, a Grã-Bretanha, terá direito a três vagas, uma na K1 1000 metros masculino, outra na C1 1000 metros masculino e mais uma na K1 500 metros feminino. Essas vagas só serão atribuídas caso a Grã-Bretanha não venha a consegui-las nas provas do Campeonato Mundial. Nesse caso o último classificado das respectivas provas do Mundial cederá a vaga para o país sede.
- Os países que não obtiverem classificação poderão solicitar convites junto a Comissão Tríplice formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e ICF. Serão distribuídos dois convites entre todas as provas de Canoagem Slalom e Velocidade.

Links:
Federação Internacional de Canoagem
Site Oficial - Londres 2012
Confederação Brasileira de Canoagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário